terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto noiva em forma

Desde que comecei a me aprofundar nesse mundo dos blogs de noivas, o que tenho percebido é que uma grande preocupação da maioria das noivas é estar em forma, ou seja, perfeitamente linda no seu grande dia, e para isso começam um projeto chamado noiva em forma, visando melhorias no físico.

Porém, com essa correria do dia-a-dia, e mais a correria dos preparativos do casamento, nem sempre sobra tempo, e principalmente disposição para começar o tal projeto. É o que acontece comigo, vontade não me falta, o que falta é disposição...a preguiça ainda é maior!!!

Sei que não é só comigo que isso acontece, já várias noivas que até começaram o projeto, mas ao longo do tempo foram desistindo por falta de motivação. Pensando nisso, achei interessante essa matéria que saiu no portal R7, sobre técnicas que ajudam a alavancar a motivação para malhar.

"É difícil encontrar alguém que esteja sempre motivado para ir à academia, correr, nadar, dançar ou fazer exercício físico que for. Por mais que a pessoa goste da atividade que pratica, altos e baixos na força de vontade são normais. "Nossa humanidade é instável  por definição. É natural", explica a psicóloga Ana Kiyan.

Um dos conselhos do personal trainer Eduardo Colmanetti para sair do período de desânimo é criar novas metas. Esse objetivo pode ser quilos a mais para perder, centímetros de cintura para reduzir, músculos dos braços para aumentar, qualidade do sono para melhorar, ansiedade para diminuir ou qualquer outra necessidade que você identificar. O grau de dificuldade, porém, deve ser mudado gradativamente, já que algo muito rígido pode piorar ainda mais a motivação.

Outro ponto que não deve ser radicalizado é a dieta. Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos (pão, bolacha, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata) também afeta o humor. Ana ressalta ainda que restrições acentuadas na alimentação exigem um sacrifício disciplinar muito grande, tudo o que você não precisa quando já está desestimulado.

Focar na sensação que tem após malhar, em vez de só pensar na preguiça, é mais uma técnica que pode ajudar. Como se exercitar faz o organismo produzir endorfina, um dos neurotransmissores responsáveis por prazer e relaxamento, algumas pessoas chegam até a ficar irritadas, ansiosas, depressivas, cansadas e com péssimo humor quando deixam de fazer atividades físicas.

A velha saída de encontrar uma companhia para se motivar também pode ser usada. Procure um amigo ou uma pessoa com que sem divirta "Quando se vê o mundo mais colorido, se presta mais atenção nas pequenas coisas e assim a atividade deixa de ser vista como monótona", diz Colmanetti. Por isso, se seu colega de malhação também estiver desanimado, o tiro pode sair pela culatra.

Caso não ache ninguém para lhe acompanhar, um personal trainer pode ser a solução. Com treinos desenvolvidos especificamente para você e praticados nos horários que melhor se encaixam na sua agenda, malhação pode ser tornar muito mais agradável. Além disso, a companhia de alguém com quem possa conversar e passar boas orientações sobre os exercícios também é motivadora.

Procurar realizar exercícios no início do dia é outro segredo para se manter empolgado. Isso porque, segundo um estudo publicado no jornal Psychology and Health, existe uma certa quantidade de força de vontade limitada para cada dia. Portanto, à medida que as horas passam e as pessoas destinam atenção para outras atividades cotidianas, a motivação é perdida.

Independente da técnica utilizada para recuperar a animação, o importante, destaca Colmanetti, é não deixar a situação se estender por muito tempo. "Desmotivados não conseguimos despender energia suficiente para atividade nenhuma. Motivados, não só conseguimos realizar os exercícios com mais facilidade, como temos mais prazer e resultados".

Não sei qual dessas técnicas se encaixam melhor no meu caso, acho que o de ter uma companhia seria a melhor opção!!! Espero que um dia, não muito tarde, eu consiga encontrar a motivação necessária para cuidar não só do meu corpo, como também na minha saúde, e a curto prazo, estar linda no meu grande dia...é o que todas nós noivas queremos né?!?


4 comentários:

Bem casados disse...

Oi Carlinha, para completar sua inscrição basta seguir publicamente nosso blog.

Paulinha

Alyne de Prince disse...

Oi Carla,

Vi que vc passou lá no blog! Seja bem vinda!
Estou te seguindo também!!!
Amei seu blog!

beijosss

Guilherme & Estéfane disse...

Olá, bem vinda, vou te seguir também!
seu blog ta lindo!
bjinhos

Natita Moda Feminina disse...

Oláááá...estou te seguindo!Espero sua visitinha!
Ah....abracei com força total o projeto noiva em forma!!!!rs
Beijos flor!